top of page

124° ANIVERSÁRIO DA UNIDADE DO 2° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

MEDALHA COMEMORATIVA DO “CENTENÁRIO DO SEGUNDO GRUPAMENTO DE

BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO”

A Medalha Comemorativa do “Centenário do Segundo Grupamento de Bombeiros” tem o objetivo de premiar personalidades civis e militares e instituições públicas e privadas, que tenham contribuído com o Segundo Grupamento de Bombeiros ou, de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo e a seu povo, de maneira a engrandecer o nome do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

124° ANIVERSÁRIO DA UNIDADE DO 2° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Cento e vinte e quatro anos atrás se percebeu a necessidade da criação de um contingente capaz de atuar em ocorrências de incêndio e salvamento, tendo em vista o elevado crescimento populacional urbano da capital de São Paulo.

Foi nesse contexto que em 14 de novembro de 1891, pela Lei de fixação nº 17, foi inaugurada a “Estação Oeste” na Alameda Barão de Piracicaba, nº 126 – Campos Elíseos, dando início às atividades Operacionais do 2º Grupamento de Bombeiros. Durante sua história recebeu várias denominações partindo da Estação Oeste em 1891 para 2ª Zona em 1942, já em 1967, recebeu a denominação 2º Grupamento Independente de Bombeiros, em 1972, 2ª Companhia, em 1975, 2º Grupamento de Incêndio, e, finalmente, em 1999, 2º Grupamento de Bombeiros.

Observando-se o seu passado, constatamos glórias e honras. Muitos foram os grandes sinistros que colocaram à prova o valor inestimável dos componentes dessa Unidade, dentre os quais destacamos os grandes incêndios nos edifícios: Andraus em 1972, Joelma, em 1974, Grande Avenida, em 1981, na CESP, em 1987, Explosão na loja de fogos de artifícios em Pirituba, em 1995, Explosão no Shopping Center Plaza em Osasco e a queda do Foker 100 da TAM, em 1996. Acidente com a cratera do metrô na linha amarela, queda do avião da TAM e do Laerjet, em 2007, encaminhou bombeiros que compuseram as equipes de salvamento nas Operações em Santa Catarina, em 2008, São Luis do Paraitinga e Alagoas, em 2010.

 

IMPORTANCIA DO CORPO DE BOMBEIRO PARA A SOCIEDADE

Foi um Imperador Babilônico quem deu o pontapé inicial na criação do que hoje chamamos de “Corpo de Bombeiros”. O Imperador Hamurabi, no século XVII a.C., fez um código, chamado Código de Hamurabi, que elegia diversas normas de segurança e métodos para o controle de catástrofes, incluindo os incêndios. Do Código de Hamurabi, existem artigos que até hoje, depois de convertidos em Leis, estão em vigor. O Bombeiro como militar surgiu em Roma, por volta do ano 600 a.C. Foram os alemães, que no século XIX, em 1851, criaram o primeiro Corpo de Bombeiros profissional. No Brasil, foi em 1856, no Rio de Janeiro a criação do primeiro Corpo de Bombeiros. Ninguém pode negar a importância do Corpo de Bombeiros, para qualquer cidade. Nos lugares onde ele não existe, a apreensão da população é grande. O serviço do Bombeiro, não se resume mais a apagar incêndios. A evolução da corporação nas áreas de controle de tragédias, epidemias, catástrofes, incêndios e assistência médica de emergência, além da fiscalização de prédios e edifícios, locais de festas, controle de inundações e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso é algo notório. O bombeiro é o herói de todo menino ou menina, as crianças ficam maravilhadas quando da passagem de um carro de bombeiros, mesmo sabendo que ele está indo atender a alguma coisa não muito boa, sim, porque quando o bombeiro é chamado, nunca é pra uma festa, mas para ajudar alguém em dificuldades. Milhares já morreram na tentativa de salvar a vida de outras pessoas ou tentando minimizar os prejuízos alheios. Ninguém é bombeiro por acaso, é necessário ter vocação para fazer o bem e ter consciência social e interesse pelos problemas da sociedade, senão não serve pra ser bombeiro. O Corpo de Bombeiros é uma instituição que tem como princípio sempre fazer o bem e fazer algo a mais. Diante das tragédias, sempre estão presentes, oferecendo seus serviços e sua solidariedade ao próximo. E não apenas quando acontece uma tragédia: inúmeras vezes fazem até partos de emergência. Eles trabalham salvaguardando a vida, que é o bem mais precioso. É uma das poucas instituições que merece o nosso aplauso e reconhecimento.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES DOS BOMBEIROS

O bombeiro é um profissional que trabalha nas situações de perigo. Um bombeiro profissional está apto a realizar as seguintes funções: realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios; realizar serviços de busca e salvamento; prestar primeiros socorros a acidentados em qualquer ambiente; realizar perícia de incêndio; prestar socorro no caso de inundações, desabamentos ou catástrofes, sempre que haja ameaça de destruição de patrimônio, vítima ou pessoa em iminente perigo de vida; fiscalizar o cumprimento da legislação referente à prevenção contra incêndios em prédios residenciais e estabelecimentos comerciais; desenvolver campanhas de educação da comunidade, com palestras em empresas e escolas, visando a despertar a consciência dos cidadão para problemas relacionados à prevenção de incêndios; orientar a comunidade sobre o cuidado com piscinas, acidentes caseiros, fogos de artifício, balões, elevadores e até insetos e cobras; em caso de mobilização do Exército, cooperar no serviço de defesa civil.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

Esta é uma profissão com uma área de atuação bastante restrita. Alguns bombeiros fazem trabalhos extras e trabalham com salva-vidas em estabelecimentos privados como clubes ou hotéis, ou então dando cursos básicos não profissionalizantes

© 2014 - Todos os direitos reservados  - Vereador Rubens Calvo 

  • facebook-square
  • Twitter Black Praça
  • YouTube clássico
bottom of page