Vamos doar Sangue
Eu, como médico, recomendo:
O número de doadores de sangue no Brasil ainda é baixo e não atende às expectativas da OMS (Organização Mundial de Saúde). O percentual de brasileiros que participam da coleta pelo menos uma vez por ano é de 1,76% a 1,78%, mas a OMS recomenda 3% a 5% para dar conta da demanda. Os especialistas no assunto ainda constataram que as doações de sangue acontecem com mais frequência quando o Brasil enfrenta algum tipo de tragédia.
Os doadores estão presentes em todos os cantos do planeta para repor os estoques dos bancos de coleta. Segundo dados da OMS, cerca de 92 milhões de doações de sangue acontecem por ano em todo o mundo.
Os levantamentos ainda apontam que uma única doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.
COMO DOAR SANGUE?
Quem nunca doou sangue ainda tem a oportunidade de se engajar no projeto como voluntário. Para fazer a doação, basta comparecer a um banco de coleta (hemocentro ou hospital) e apresentar um documento com foto. Antes de doar sangue, o indivíduo também é submetido a uma avaliação prévia para verificar se ele possui algum problema de saúde que impeça a coleta.
CONDIÇÕES PARA DOAR SANGUE
Para ser um doador de sangue, é necessário estar de acordo com os pré-requisitos: ter boas condições de saúde, idade entre 16 e 68 anos e peso mínimo de 50 quilos. No dia da doação, a pessoa também deve estar descansada e bem alimentada.
Quem fez tatuagem deve esperar pelo menos 12 meses para finalmente doar sangue. No caso da mulher que está amamentando, o prazo é de 90 dias após um parto normal e 180 dias depois da cesariana. Pessoas que são portadoras de doenças transmissíveis pelo sangue também não podem ser doadoras.