Projeto de autoria do vereador Calvo pede a criação do Dia Municipal da Síndrome de Down
Projeto de Lei propõe a criação do Dia municipal da SÍNDROME DE DOWN na cidade de São Paulo. A autoria é do vereador Rubens W. Calvo, que defende um amplo debate para maior inclusão das pessoas com a síndrome . Discutir formas de inclusão das crianças e adultos com a Síndrome de Down, levantar propostas para maior inserção no mercado de trabalho, buscar métodos efetivos para combater o preconceito, esses são alguns dos objetivos para a criação do Dia Municipal da SÍNDROME DE DOWN na cidade de São Paulo.
O projeto de lei (PL 49/2015), de autoria do vereador Rubens W. Calvo (PMDB) e que foi protocolado nesta terça-feira (24/02) na Câmara Municipal, visa instituir a data no calendário oficial do município de São Paulo, maior cidade do Brasil, justamente para chamar a atenção para o frequente problema da exclusão social.
“Será um dia para refletirmos e debatermos com vários setores do governo e da sociedade civil sobre o que podemos fazer para aumentar e proporcionar maior inclusão aos portadores da Síndrome de Down. Devemos desenvolver ações de esclarecimentos, com o objetivo de apresentar e divulgar uma maior e melhor compreensão do assunto, buscando aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em todos os aspectos de sua vida e, principalmente, banir definitivamente o preconceito”, esclarece o vereador Calvo, que também é médico. Ele ainda salienta que São Paulo tem que ter a data no calendário oficial e estar à frente das discussões e soluções para uma maior integração e disseminação de boas práticas pelo restante do país.
“As pessoas com Síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Eles estudam, trabalham, vivem sozinhos, escrevem livros, se casam e cursam universidade. Temos de buscar soluções para dar, cada vez mais, uma vida autônoma e com qualidade”, esclarece o médico e vereador.
“ Na semana do Dia da Síndrome de Down devem ocorrer fóruns temáticos na esfera do Poder Legislativo, sendo assegurada a participação da sociedade civil organizada e de organizações não governamentais, a implementação de campanhas de conscientização e ainda a promoção de ações culturais, por meio dos órgãos públicos municipais, para realização de apresentações artísticas envolvendo pessoas com Síndrome de Down”, finaliza Rubens W. Calvo.
Por que 21 de março?
No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data foi instituída pela Down Syndrome International (DSI), entidade que congrega associações de Síndrome de Down de todo o mundo em alusão aos três (03) cromossomos número 21 que cada pessoa com Síndrome de Down carrega (21/03). A Síndrome de Down é definida por uma alteração genética caracterizada pela presença de um terceiro cromossomo de número 21, o que também é chamado de trissomia do 21. Além do déficit cognitivo e da dificuldade de comunicação, a pessoa com Síndrome de Down apresenta redução do tônus muscular, cientificamente chamada de hipotonia.