DEZEMBRO VERMELHO: AGORA É LEI
Projeto do vereador Rubens Calvo agora é Lei Nº 16.385
atualizado em 1 de fevereiro de 2016
Projeto do vereador Rubens Calvo, que cria o DEZEMBRO VERMELHO para enfrentamento do HIV/AIDS, foi SANCIONADO. A agora, Lei Nº 16.385, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2016, dispõe sobre a realização anual de atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS durante o mês de Dezembro na cidade de São Paulo. O número de casos novos de AIDS está diminuindo no mundo, mas no Brasil preocupa o crescimento da doença entre os jovens. É o que mostra o relatório anual do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) .
Para o vereador Rubens Calvo, que também é médico, “a prevenção é a melhor arma contra a doença, principalmente entre os mais jovens, que muitas vezes, não acreditam na iminência de contrair a doença”, alerta. Dr. Calvo ainda esclarece que só com campanhas será possível conscientizar a população. Entre as ações do DEZEMBRO VERMELHO estão: a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha, a promoção de palestras e atividades educativas, a veiculação de campanhas de mídia e a realização de eventos, em parceria entre o poder público e a sociedade civil.
No Brasil, a estimativa é que 734 mil pessoas estejam contaminadas. Outro ponto importante é que de 2009 a 2015, o número de pessoas em tratamento no Sistema Único de Saúde aumentou 97%, passando de 231 mil para 455 mil pessoas. O número de testes realizados também subiu: foram 9,6 milhões de testes de janeiro a setembro de 2015, 22% a mais do que os 7,8 milhões realizados na mesma época de 2014. No final de 2015, a Câmara Municipal de São Paulo iluminou o prédio Anchieta, no Viaduto Jacareí, 100, com a cor vermelha, e ainda disponibilizou totens nos andares do prédio, com distribuição gratuita de preservativos.

