Campanha Operação de limpeza 'Antes e Depois'
Todos devem colaborar: população, poder executivo e imprensa
Ninguém sabe como surgem os pontos de descarte irregular de lixo. Aos poucos, restos de construção são jogados na calçada. Não demora muito tempo para que restos de comida e outros resíduos se juntem, como que por mágica, formando uma imensa montanha de lixo. O resultado é que a calçada fica intransitável, sem falar que o lixo atrai ratos, baratas e todos os tipos de insetos. Na primeira chuva, tudo pode ser levado para bocas de lobo e é o cenário perfeito para mais uma enchente. Também temos de nos lembrar da Dengue, que ainda é um grande problema na cidade.
Lei existe para coibir este abuso. O descarte irregular de até 50 quilos (artigo 160 da Lei 13.478/02) dá até R$ 672,71 de multa (depósito irregular em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos, quaisquer materiais e objetos). Já para descarte irregular acima de 50 quilos, a multa pode chegar a R$ 16.144,95. O que não existe ainda é pessoal suficiente para fiscalizar a cidade inteira.
Estamos em um ciclo vicioso: a Prefeitura não tem agentes fiscais que olhem toda a cidade, nem número suficiente de Ecopontos, muito menos lixeiras espalhadas por todos os bairros. O resultado é o que vemos diariamente: a degradação da imagem da cidade e que coloca em risco a saúde dos paulistanos.
Por tudo isso, o mais importante é a conscientização da população.
Como o sistema é deficitário, muitos pedidos para retirada de lixo irregular começaram a chegar a nosso gabinete. Nasceu aí a Operação Limpeza ‘Antes e Depois’, na Zona Norte da cidade. As solicitações de retirada de lixo, resíduos, manutenção de vias e limpeza de pontos viciados foram encaminhadas à Subprefeitura da Casa Verde, Limão e Cachoeirinha, que nos atendeu prontamente, bem como a empresa Inova. Nossa equipe passou a acompanhar os trabalhos feitos em dezenas e dezenas de ruas. Quanto mais atendemos, mas pedidos chegam. Mais um indício que não podemos somente limpar o local, mas sim lançar uma campanha para que a população colabore, bem como cobrar do poder executivo providências mais enérgicas para resolver a situação.
Todos nós devemos colaborar. Merecemos uma cidade limpa. Os garis, que fazem o trabalho pesado, devem ser respeitados e a população tem de fazer a sua parte. Por outro lado, repetimos que a Prefeitura da cidade de São Paulo também precisa colocar mais Ecopontos, aumentar a operação cata bagulho (avisando devidamente e com antecedência a população), e disponibilizar mais caçambas de lixo pela cidade. Não é só questão de deixar a cidade bonita, é também um caso sério de saúde pública.
Se você tem alguma sugestão para nossa campanha é só encaminhar para o email Clique aqui





