Mais saúde para a Zona Norte, descontaminação do Boi Malhado, Mudança da sede da Subprefeitura Casa Verde: alguns dos assuntos tratados na reunião
Nesta quarta (22/07), o Vereador Rubens W. Calvo esteve em audiência com a vice-prefeita Nádia Campeão, na sede da Prefeitura de São Paulo. Foram colocados em pauta assuntos que já vinham sendo trabalhados desde o início da gestão de Fernando Haddad, entre eles a criação de uma UPA 4 para as regiões de Casa Verde e do Limão, que irá estender-se ao Parque Peruche e arredores (onde há insuficiência de leitos e de atendimento emergencial) e ainda a criação de uma grande praça na entrada da ponte do Limão, cartão de visita para os bairros de Casa Verde, Limão e Cachoeirinha.
Durante o encontro com a vice-prefeita, Dr. Calvo também cobrou providências quanto à área contaminada do Boi Malhado. O local abrigava, originalmente, duas escolas, cujas edificações deterioraram-se, oferecendo sérios riscos à comunidade. Com o abandono do terreno, já utilizado também como lixão, 80 famílias que invadiram a área correm sérios riscos de contaminação pela existência de gás e de metais pesados, além de criadouros do mosquito da dengue. “Fomos negociar o Bolsa Aluguel, em uma ação conjunta com a Subprefeitura de Casa Verde e com a Secretaria de Habitação, para que essas famílias deixem a área de risco para, então, demolirmos as escolas e criarmos um parque, com quadras abertas, para uso da população. Mas os moradores dessa área invadida nos apresentaram 800 pedidos de moradias, o que torna inviável o atendimento da Prefeitura, que já desembolsa cerca de R$ 140 milhões por ano com o benefício. Atualmente, estamos negociando, em uma ação conjunta, a retirada dessas famílias do local, não somente com a interferência saudável da emenda que destinei – na ordem de R$ 1 milhão – mas também por ação judicial”, explica o Vereador.
Outra questão abordada, durante o encontro com a vice-prefeita Nádia Campeão, foi o projeto de mudança da sede da Subprefeitura da Casa Verde/Limão/Cachoeirinha. “Foi meu pai, Dr. Alberto Calvo, quem a criou, no governo Jânio Quadros. Além de escolher o terreno, quis construí-la no coração da região, para melhor atender os moradores mais carentes. Por uma confusão político-administrativa do governo Luiza Erundina, que sucedeu ao de Jânio Quadros, a sede da Casa Verde foi cedida à Freguesia do Ó. E a Casa Verde passou a contar apenas com um mero posto avançado. Essa confusão prejudicou nossa região e precisa ser revista. Agora, o prefeito Fernando Haddad sensibilizou-se com a questão. A ideia é que inauguremos, em breve, durante os festejos do aniversário de Freguesia do Ó, uma praça de atendimento, no Largo da Matriz”, concluiu o Vereador.

Vereador Dr. Rubens Calvo com a vice-prefeita Nádia Campeão
Foto: Fábio Nunes