Especialidade de geriatria será obrigatória em postos de saúde e ambulatórios da cidade de São Paulo
Projeto aprovado na Câmara segue para sansão do Prefeito Haddad
Projeto aprovado na Câmara Municipal de São Paulo, de autoria do vereador Rubens W. Calvo (PMDB) torna obrigatório para o poder público municipal, o fornecimento de atendimento médico na especialidade de geriatria nos seus ambulatórios e postos de saúde.
"A perspectiva de vida da população tem aumentado , mas a qualidade vida não. Precisamos investir nesta área. Diagnósticos precoces de doenças como diabetes, osteoporose, Alzheimer e outras, trazem benefícios para os pacientes", explica o vereador Calvo, que também é médico.
De acordo com Calvo, o diagnóstico precoce, feito pelo geriatra, evita e diminui internações e até óbitos precoces.
"Da mesma maneira que precisamos de pediatra, cardiologista e outras especialidades, o geriatra é de fundamental importância nos postos de saúde e ambulatórios da cidade. A geriatria, especialidade médica voltada para a saúde e a qualidade de vida das pessoas mais idosas, tem experimentado um enorme desenvolvimento nos últimos tempos, acompanhando a evolução científica e tecnológica", aponta o vereador.
Para ele, não basta viver muito, "tem de viver bem".
De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), nas próximas duas décadas, a população de São Paulo vai ter um ritmo mais acelerado de envelhecimento. Com a taxa de natalidade em redução e a expectativa aumentando na capital paulista, o número de idosos vai dobrar na cidade.
O projeto agora segue para sanção do prefeito Fernando Haddad e se tornará lei após a publicação no Diário Oficial da cidade.
Conheças outros projetos do Vereador Rubens W. Calvo - Clique aqui