top of page

Sessão Solene de Aniversário do Bairro do Limão

 

“O Bairro do Limão é um pedacinho doce de São Paulo, pois conserva algumas características de uma cidade do interior. Aqui conquistei bons amigos. Não podemos nos esquecer do Córrego Tabatinguera, região carente, e que destinamos recursos e conseguimos incluir a região na Operação Água Branca”, afirmou o vereador Dr. Rubens Calvo, nesta segunda (05/10/2015), no Colégio Silvio Gonzalez, onde aconteceu a sessão solene em comemoração aos 94 anos do Bairro do Limão.

 

A solenidade, presidida e por iniciativa do vereador Dr. Rubens Calvo, homenageou empresários, líderes comunitários e religiosos, entre outras personalidades da região. Os homenageados foram: Ademir Ferreira, conhecido como Mestre Piabá, presidente da Associação de Capoeiristas da Zona Norte; Centro de Tradições Nordestinas, fundado em maio de 1991 e reconhecido por seu trabalho filantrópico; Churrascaria Caneca de Prata, fundada em 1982, que contribuiu para o desenvolvimento comercial e a geração de empregos na região; Cleubes Roberto da Silva, conhecido como Kebão, integrante do Olaria Futebol Clube; Comaq Equipamentos, fundada há 19 anos pelo empresário Paulo Eduardo Pinto; Dario Coccato, diretor da União dos Moradores de Vila Dionísia e fundador da Sociedade Amigos da Vila Prado; Escovas Fidalga, fabricante da primeira escova de cabelo do Brasil, em 1954; Isabel Vicente dos Santos (in memoriam), dedicada a trabalhos assistenciais; João Matias Vital da Silva, atuante em causas comunitárias da região; Luiz Roberto de Aguiar, professor e fundador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência na Zona Norte; Marco Vezzani, diretor da Vomm Turbo Tecnologia e da Zini Alimentos; Nelson Amaro dos Santos, funileiro formado pela Volkswagen do Brasil; Neusa Alves da Silva Afonso e Antônio dos Santos Afonso, integrantes do Conseg 40º. DP; On Byte (Unidade Limão), escola que oferece mais de 70 cursos desde a informática básica a jogos digitais; Wilson Pereira Martins, pastor da Igreja Batista do bairro do Limão e Posto de Bombeiros da Casa Verde 2º.GB, inaugurado em 1978, e que atendeu inúmeras ocorrências de destaque, como queda de aeronaves, incêndios em indústrias, explosões e acidentes automobilísticos. Estiveram presentes ao ato solene Wanderley Antonio da Silva, delegado do 40° Distrito Policial, Fernando Henrique Fabião, 1º Tenente PM e comandante da 2ª Cia do 9°BPM, Luiz Fernando Queimadelos Gomez, subprefeito de Casa Verde/Limão/Cachoeirinha, Carmelita Dias Gonzalez, diretora do Colégio Silvio Gonzalez e Aureo Cazelato, presidente do Conseg de Vila Santa Maria/Limão, Reginaldo Batista, analista de gestão da SABESP. Massayoshi Furuno, conselheiro participativo do Bairro do Limão e Lucia Cristina Medeiros, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, também estiveram presentes. 


No século 19, o bairro do Limão compreendia apenas um vasto terreno ocupado por sítios e chácaras, habitados por colonos da Freguesia do Ó. Na divisa dos bairros havia um pé de limão bravo, que deu nome à região. Em 1921, a imobiliária Matteo Bei iniciou o loteamento, intensificando-se, a partir dai, a instalação das primeiras famílias. Sua área, de aproximadamente seis quilômetros quadrados, abrange vários bairros, sendo o de Vila Santa Maria o mais antigo. Em 1935, os moradores presenciaram a chegada da primeira linha de ônibus (92), que saia da Barra Funda e ia até a Vila Santa Maria, passando pelo Limão e, em 1939, da Paróquia de Santo Antônio do Limão. Pela Lei 8.092, de 28 de fevereiro de 1964, o Limão passou a ser o 44º subdistrito do município de São Paulo, mas foi instalado somente em 17 de janeiro de 1965.

© 2014 - Todos os direitos reservados  - Vereador Rubens Calvo 

  • facebook-square
  • Twitter Black Praça
  • YouTube clássico
bottom of page