top of page

Aniversário Vila Carolina 

 

Por iniciativa do vereador Rubens W. Calvo, acontece Sessão solene em comemoração ao 58º aniversário de VILA CAROLINA, dia 19 de março, às 19h30, na EE. Tarcílio Alvares Lobo, Rua Estela Borges Morato, 500- Limão. Várias personalidades, empresas e instituições da região serão homenageadas. Todos, de alguma maneira, contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da região.  Valorizar e reconhecer  boas ações é o principal passo para o crescimento. 

 

Homenageados:

 

Pessoa física

 

 

0 - Aureo Cazelato: Data de nascimento 2 de dezembro de 1968, Comerciante nascido e criado no Bairro de Vila Carolina, Presidente Conseg Vila Santa Maria / Limão, Membro da Ordem da Confraria G21, é um lutador pela região e iniciou uma pesquisa sobre a região de Vila Carolina, que pertence ao Distrito do Bairro do Limão e de seus moradores, visando aprofundar-se mais sobre a importância da Ordem dos Confrades. criou um acervo cultural e histórico sobre a região, em 2004 iniciou uma Comissão Organizadora de Evento do aniversário de Vila Carolina, passando desde então a comemorá-lo anualmente. 

 

1 – Silvia Cristina Vinci Cavalheiro: Nasceu no Bairro do Ipiranga em 19 de Fevereiro de 1971, por sinal a data de aniversário de Vila Carolina. Mudou-se para a Vila Carolina no ano de 1994, casou-se na Paróquia Nossa Senhora das Graças e teve sua Filha Agatha que foi criada e estudou nas escolas da região. No ano de 2.000 se tornou membro da Ordem da Confraria G.21, onde participou de diversos projetos e atividades sociais, recebendo uma justa homenagem pelos serviços prestados a região.

 

2 – Fátima Benedita da Silva: É membro do Núcleo Espiritual Vó Chica e Caboclo Tupã, se destaca no auxilio a pessoas necessitadas na área de saúde, tendo efetuado nos últimos anos, varias intercessões em agendamento de internações, consultas e exames médicos, beneficiando várias pessoas da nossa comunidade.

 

3 - Jorge Orlando da Silva Matias: Nascido em 24/02/1962, Casado com a senhora Eliete R. Matias. Profissional do CET que atua na área de Gerência de relacionamento com o Munícipe. Jorge também tem atuado de forma ativa e significativa em atividades e projetos sociais junto a comunidade de Vila Carolina e Bairro do Limão, prestando relevantes serviços a esta Região.

 

4 - David Callegaro: Economista, casado, 2 filhas e um neto, morador no Bairro do Limão desde 1952, Consultor de Recursos Humanos e Diretor Administrativo Financeiro da SEI – Saúde e Educação Integradas, atua há mais de 30 anos em RH (Recursos Humanos), com ênfase em implantação de projetos das áreas de Remuneração, Benefícios, Relações Trabalhistas, Desenvolvimento de Pessoas e Relações Industriais, tendo sido executivo em áreas de Recursos Humanos da Siemens, Coordenador de Grupos de RH, participou na elaboração do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), consultor em projetos de RH em grandes organizações nacionais e multinacionais. Na SEI desenvolveu trabalhos sociais junto a comunidade, participando de feiras de saúde, disponibilizando seu corpo de profissionais em trabalhos voluntários nestes eventos, contribuindo com a comunidade nas ações de buscar melhorias, bem como participando do CONSEG, contribuindo com informações e buscando melhorias para a comunidade em geral. Data Nascimento: 25/06/1952

 

5 – Dr. Paulo Cahim: Advogado e Empresário na área imobiliária, estabelecido a mais de 20 anos na Região, é uma das grandes lideranças Comunitárias e Meio Ambientalista atuante. Além de sua contribuição para o desenvolvimento comercial da região, também tem auxiliado de forma significativa em diversas atividades de cunho Social e Cultural.

 

6 - Edson Raganicchi: O Casal José Raganicchi e Olivia Teixeira Prado, mudou-se para a Vila Carolina em 1949, tiveram 10 filhos Edson Raganicchi, caçula desta família. Edson nasceu no ano de 1950 na residência da família situada na Rua Lavras do Sul, estudou na antiga escola de madeira situada na Avenida Antonio Munhoz Bonilha, Casou-se e deste matrimonio teve 3 filhos e uma neta. Funcionário público aposentado, na região edão como é conhecido, conquistou muitos amigos na infância que permanecem até os dias de hoje.

 

7 - Idelcí Izidro do Santos: Entrou para o funcionalismo público em 1987, no ano 2002 passou a integrar o quadro de funcionários da UBS Adelaide Lopes - Vila Carolina. Em 2013 assumiu a gerencia da UBS, devido sua brilhante atuação e dedicação.

 

 

Família

 

8 - Família Gonçalves de Sousa. Família tradicional de Vila Carolina, fixou residência na década de 50. O patriarca que era mais conhecido como “Seu Bento”, aqui constituiu família e conquistou amizades. Atualmente alguns dos descendentes ainda residem na Casa situada na Rua Padre Estanislau de Campos na Vila Carolina.

 

Empresas

 

9 – Pastelaria e Salgateria Rainha do Limão: situada na Avenida Professor Celestino Bourroul N.1002 a Pastelaria e Salgateria Rainha do Limão esta presente na região desde o ano de colaborando com a geração de emprego e desenvolvimento do comercio regional e ainda participa e contribui em diversas atividades sociais.

 

10- Distribuidora de Águas Fonte Mirante está no mercado de água há mais de 10 anos, onde o proprietário Edivani dos Santos enfatiza: no que diz respeito ao meio ambiente, de onde retiramos esse bem tão precioso que é água, vemos como nossa obrigação zelar pelo bom uso da mesma não só dentro de nossa organização mas também instruindo, informando e demonstrando para nossos parceiros como fazer o uso da água de maneira eficaz e sem desperdício. A Distribuidora de águas Fonte Mirante também exerce sua função na busca por um mundo mais digno através do patrocínio do Grupo Sorriso. Criado há mais de anos, este Grupo tem como meta principal trazer o sorriso para o rosto de muitas crianças através da entrega de presentes em comunidades carentes e da ajuda na manutenção de casas assistências.

 

11 – Dona Júlia Pizzaria: através de seu proprietário Sr. Edvone Gomes da Silva, situada na Rua Otavio de Moura, 92 desde 2003, vem colaborando com a geração de emprego e desenvolvimento do comercio regional, além de contribuir com de diversas atividades sociais, o local se tornou um ponto de encontro de moradores tradicionais e saudosistas da antiga Vila Carolina.

 

12 - Fá e Fá Gráfica: Iniciou suas atividades no ano de 2000 na Deputado Emilio Carlos a 5 anos atrás se instalaram na Rua Roque de Morais. Seus Proprietários o Casal Fabio e Fátima e seus filhos formaram o Projeto Sorriso que em datas especificas do ano contribuem com doações para instituições de crianças carentes. Ainda contribuem com diversas atividades sociais na região.

 

Instituições

 

13 - 2ª CIA do 9º BPM/M "Em 23 de janeiro de 1979, com a missão precípua de preservar a ordem pública, e realizar o policiamento ostensivo na região Noroeste da Cidade de São Paulo, foi criado o 18º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, abrangendo os bairros da Freguesia do Ó, Limão, Brasilândia, Parada de Taipas, parte da Vila Nova Cachoeirinha e parte da Casa Verde. por intermédio de suas Companhias. Em março de 2009, a 2ª Companhia que abrange o Bairro Limão e parte do Bairro da Casa Verde passaram a integrar o tradicional 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano após uma reestruturação nos Batalhões do CPA-M/3. Em virtude desta integralização houve consequentemente uma reestruturação destas Companhias PMs, pertencentes a estas duas unidades de Batalhões. Sendo assim, ficou definido o dever de servir e proteger a Comunidade dos referidos Bairros até os dias atuais, a 2ª Cia do 9º Batalhão". Atualmente comandada pelo Capitão PM Neuber Pedreira Santos.

 

14 - 40º Distrito Policial: Iniciou suas atividades na década de 60, na Avenida Antonio Munhoz Bonilha Vila Carolina e posteriormente se fixando na Avenida Gaspar Vaz da Cunha na Vila Santa Maria. Grande parte da história desta Delegacia se perdeu devido á má conservação de documentos, mas que ficou gravado na memória de moradores antigos. Frisando que atualmente o Delegado Titular Dr. Irai Santos de Paula, vem atuando de forma profissional e exemplar no atendimento da população.

 

15 – COTTAL “Comissão Teatral Tarcísio Álvares Lobo” - Foi formada em 2003, com a iniciativa dos próprios alunos da E. E. Tarcísio Álvares Lobo – EETAL.. Há algum tempo vem trazendo cultura à comunidade de Vila Carolina, bairro do Limão e adjacências por meio do teatro. Seguindo uma linha de teatro musical, com espetáculos consagrados pela Broadway, como O FANTASMA DA ÓPERA, MAMMA MIA, RENT... Em 2013 para comemorar os 10 anos de existência, apresentaram a peça HAIRSPRAY. Também oferecem formação de atores, abrindo audições todos os anos para o acolhimento de atores, cantores ou músicos. O melhor de tudo isso, é que nosso trabalho é gratuito e aberto para quem quiser participar.

 

16 - A Guarda Civil Metropolitana – Inspetoria Regional da Casa Verde A Guarda Civil Metropolitana foi criada em 1986, na gestão do prefeito Jânio da Silva Quadros, através da Lei Municipal Nº 10.115, de 15 de setembro daquele mesmo ano. A missão da Guarda Civil Metropolitana é a proteção de bens, serviços e instalações municipais, conforme previsto no Art. 144 da Constituição Federal. A corporação atua em toda a capital paulista e tem como principais atividades os seguintes programas: ‘Proteção Escolar’, ‘Controle do Público’, ‘Proteção Ambiental’, ‘Proteção aos Agentes Públicos’, ‘Proteção ao Patrimônio Público’ e ‘Proteção às pessoas em situação de risco’. A GCM também está presente em operações e programas do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Campanha desarmamento, Mediação de conflitos e Guardiã Maria da Penha, com estas e outras ações contribuem com a Segurança Pública e Urbana. A Inspetoria regional da Casa Verde foi criada em 06 de Julho de 2.000, através do decreto nº 39.592. O lema da Guarda Civil Metropolitana é AMIGA, PROTETORA E ALIADA e se caracteriza pela filosofia de proteção Comunitária, Moderna e Preventiva.

 

Meio de Comunicação

 

17 – Condado Publicidade: atualmente edita o Fanzine Cultural Condado, único veiculo de comunicação de Vila Carolina, que teve sua primeira edição lançada em Novembro de 2.000. O Fanzine Cultural Condado foi responsável pelo redescobrimento histórico da região, fazendo menção a história das famílias tradicionais. Nestes 15 anos manteve-se ativo nas causas sociais através de suas matérias conscientizando, apontando problemas e buscando soluções. Além deste veiculo de comunicação a Condado Publicidade desenvolve e distribui diversas campanhas de cunho social, entre as quais destacam - se: Campanha do Agasalho, Bulliyng, Cuidados com a Rede Elétrica, Não Solte Balões.

 

Vila Carolina 

 

Nas décadas de 40 e 50,  a região era conhecida como Morro do Querosene, devido à falta de energia elétrica que obrigava seus moradores a utilizarem lampiões à querosene para atividades noturnas. Antes da oficialização do loteamento a região era denominada sítio do Rosário ou sítio Bela Vista, de propriedade da Família Siqueira de Brito. Em 1949 o Banco F. Munhoz iniciou o loteamento de apenas uma gleba de terra, porém somente em 19 de fevereiro de 1957, deu-se a abertura de vias públicas como: Av. Antonio Munhoz Bonilha e Ruas do I ao XXVIII e uma viela sem denominação, sendo então oficialmente denominada Vila Carolina, conforme registro n.º29.422 do Oitavo Oficial de Registro de Imóveis. As primeiras famílias que  ali chegaram tiveram grande importância na conquista de benfeitorias, tais como: energia elétrica, asfalto, canalização de água e esgoto, Entre as famílias: Artesi, Cazelato, Costa, Freitas, Gregori, Gomes, Garcia, Merlim, Pinheiro, Santana, Squinzari.  As famílias também se uniram em associações e movimentos populares, entre os quais se destacaram: Ordem dos Confrades (1954 á 1970) atualmente Ordem da Confraria G. 21 e a Associação Amigos de Vila Carolina. Através de solicitação da Ordem da Confraria G.21, no ano de 2008, foi solicitada a oficialização da data, a qual ocorreu por meio do Projeto de Lei N.º 541/2009. O Processo foi promulgado em 28/05/2014, tendo a CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO decretado a inserção no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia da Vila Carolina, Subdistrito do Limão, Subprefeitura de Casa Verde, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de fevereiro. Parágrafo único. A data tem como referência o registro do primeiro loteamento no bairro e a sua fundação no ano de 1957.

 

© 2014 - Todos os direitos reservados  - Vereador Rubens Calvo 

  • facebook-square
  • Twitter Black Praça
  • YouTube clássico
bottom of page